pnld 2013 alfabetização e letramento
PNLD 2013 livros aprovados
Conhecer e Crescer - Letramento e Alfabetização
Autora: Cristiane Buranello - 1º ao 3º ano

pnld 2013 alfabetização e letramento
  • As atividades de leitura de textos exploram
    diferentes estratégias cognitivas: ativação de conhecimentos prévios, formulação e verificação de hipóteses, compreensão global, produção de inferências e localização de informações no texto.

  • O extrato sonoro da linguagem é explorado em gêneros como cantiga de roda, parlenda, quadrinha e, principalmente, poemas.
pnld 2013 alfabetização e letramento

    Manual do Professor

  • Apresenta de forma clara os pressupostos teóricos e metodológicos a partir dos quais a proposta didático- pedagógica foi elaborada, pemite a identificação dos princípios teóricos relativos á alfabetização e ao letramento, á leitura, á  produção escrita, á oralidade, aos conhecimentos linguísticos (gramática) e á  ortografia;
  • Mostra a estrutura e a metodologia de cada volume, além de trazer um mapa de conteúdos, objetivos de cada uma das unidades;
  • Contém propostas de atividades complementares que facilitam a retomada de conteúdos.
  • Traz mapas de conteúdos e objetivos para facilitar o planejamento, além de várias sugestões de atividades, textos extras, sugestões de leitura, anexos de respostas, sites e filmes para cada unidade trabalhada;





  • A produção de textos escritos explora gêneros relacionados a diferentes esferas sociais de uso da língua, como a literária (conto, fábula, poema), a publicitária (cartaz, rótulo, anúncio classificado) e a cotidiana (lista, bilhete, carta pessoal, instrução de montagem).

    Propõe estratégias de trabalho individual, em grupos, contemplando temas transversais e interdisciplinares.

    Apresenta atividades baseadas em jogos e brincadeiras.


    Na produção de texto explicita elementos importantes do contexto de produção, sobretudo o gênero e o destinatário, além de definir objetivos para a escrita do aluno.

    Aspectos gráfico-editoriais: Sumário e os títulos e subtítulos hierarquizados por meio de recursos gráficos facilitam a rápida localização das suas unidades e seções.





    A coleção

  • Apresenta grande diversidade de gêneros textuais;

  • Propõe que o professor organize as suas atividades partindo dos conhecimentos prévios que as crianças já têm, decorrentes da interação sociocultural para a construção de novos conhecimentos. Nesse sentido, reúne textos autênticos e representativos, em diferentes gêneros que circulam em contextos sociais: conto, poema, história em quadrinhos, instrução, reportagem, notícia, verbete, resenha, carta pessoal,convite, anúncio, pintura, entre outros.


  • Riqueza de dicas para o professor no corpo da obra;

  • Apresentação de textos inéditos;

  • Ortografia e gramática contextualizada;

  • Temas adequados e instigantes que trabalham aspectos afetivos, sociais e cognitivos, comportamentais e sociais, voltados para o desenvolvimento da linguagem.
Volumes desta coleção


voltar topo da página